A divisão de transportes do grupo C+ Tecnologia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a industria e transportes, lançou este mês o sistema Frisolub, que permite aumentar a vida útil de rodas de vagões em 30%, das locomotivas em 50% e dos trilhos curvos em até 150%. Desenvolvido pela empresa européia REBS, o sistema se baseia na técnica de lubrificação por meio de aspersão.
A companhia conquistou clientes como o metrô do Rio de Janeiro, a CTS – Companhia de Transporte de Salvador e a CPTM em São Paulo e quer ampliar a participação no transporte ferroviário de cargas, segmento no qual já tem contratos com a Mineração Rio do Norte (MRN) e a MRS.
O Frisolub permite redução dos custos de manutenção, menor incidência de descarrilamentos, redução no consumo de energia ou combustível e redução de ruídos de rodagem. No sistema fixo atual, o dispositivo para aplicação da graxa é instalado junto à via férrea, nas proximidades das curvas. O bombeamento é acionado pela passagem das rodas, lubrificando os trilhos. Normalmente são utilizadas graxas comuns, que contaminam o lençol freático, sujam a linha, expõem a malha ao risco de incêndio e exigem limpezas periódicas.
No sistema de aspersão, o bico injetor que espalha o lubrificante biodegradável nos trilhos, através do friso das rodas, fica instalado no ter e a lubrificação não se restringe a um determinado ponto da via férrea. A quantidade de lubrificante aspergido é a mínima necessária para lubrificar o friso ou o topo dos trilhos. O sistema embarcado evita vandalismo e o deslocamento de um técnico para abastecer a caixa com lubrificante, como acontece no sistema fixo.