O sistema Frisolub® de lubrificação do friso de rodas em locomotivas, metrôs, bondes e trens visa reduzir o desgaste das rodas e trilhos, preservando o meio ambiente.
Frisolub
Descrição
Um lubrificante especial rico em grafite é aspergido no primeiro rodeiro da locomotiva ou do TUE, e a propagação para as demais rodas se dá através do contato entre roda e trilho.
Principais características:
- Sistema embarcado e centralizado de lubrificação;
- Elevada eficiência com reduzido consumo de lubrificante;
- Adequado para lubrificantes especiais de consistência pastosa;
- Não contamina o topo do boleto do trilho;
- Robusto, adequado para utilização ferroviária;
- Opera através de ar comprimido;
- Permite vários tipos de controle.
Benefícios
Benefícios – Transporte de passageiros:
»Aumento da vida útil das rodas: 90%
»Aumento da vida útil de trilhos curvos: 30%
»Aumento da vida útil de trilhos tangentes: 15%
»Economia de Energia/Combustível: ~ 3%
»Redução significativa de ruídos: 10 a 15 dB
Benefícios – Transporte de carga:
»Aumento vida útil das rodas de locomotivas: 45%
»Aumento da vida útil das rodas de vagão: 20%
»Aumento vida útil dos trilhos curvos: 30%
»Aumento vida útil dos trilhos tangentes: 15%
»Economia de Energia/Combustível: ~0,5%
Componentes do Sistema:
- Reservatório e bomba dosadora integrados
- Misturador e distribuidor
- Tubulação de via única e baixa pressão
- Bico aspersor de um único canal

